quarta-feira, 10 de julho de 2013

A CIA NO BRASIL E SNWODEN NO GOVERNO DE FHC.


O espião Edward Snowden, foi responsável por consultorias estratégicas contratadas pela esfera federal. Incluem-se aí o "Brasil em Ação" (primeiro governo FHC). 
A CIA tem muitos anos de estar no Brasil em atividades de espionagens, nas eleições de 1960, onde Jânio Quadros ganha a presidência do Brasil, e após de sete meses as esperanças da democracia seriam desfeitas pela renuncia de Quadros, coincidiu com a entrada no Brasil de Aliança para o Progresso, organismo da central de inteligência Norte Americana.
Em 1963, no Governo de João Goulart, os Norte Americanos através de seus organismos de inteligência com fachada de instituições serias, preparavam o golpe militar com 172 movimentos de greve e manifestações de descontentamento popular no Brasil, o Instituto de pesquisas e estudos sociais (IPES) e o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) foram outras instituições financiadas pela CIA, davam nessa época as linhas definidoras, para o novo regime da ditadura que  surgia, com este método, a Central de Inteligência Americana (CIA) entra nos governos militares e desenvolve uma grande rede de espionagem no Brasil. Porém, penetraram nas altas magistraturas do Poder Judiciário, no Senado Federal, Câmaras dos Deputados, em associações de pesquisas tecnológicas, na Receita Federal, nos organismos de inteligência militar, nas universidades, nas diretorias das  grandes empresas privadas, nas empresas de televisão - Globo e a Record, proporcionando informação para programas como o Fantástico, nas empresas de petróleo como Petrobras, Igreja Católica e Protestantes, com muitos informantes em toda a sociedade brasileira.  Agora acham que surpreende a relação de Snwoden no governo de Fernando Henrique Cardoso? Organismos que estiveram no governo do Lula e a Dilma e que ainda funcionam sem que ninguém os perceba. O presidente Fernando Henrique Cardoso disse :
 "Nunca soube de espionagens da CIA em meu governo, mesmo porque só poderia saber se ela fosse feita com o conhecimento do próprio governo o que não foi o caso". 
De outro modo se atividades deste tipo existiram, as empresas que coordenavam o trabalho de grampos da CIA, a Booz-Allen, na qual trabalhava Snwoden é uma das grandes empresas de consultoria mundial.
No governo de FHC, ela foi responsável pela consultoria estratégica contratada pela esfera federal, incluía-se aí desde Brasil em Ação, até Avança Brasil e outras, como programas de privatizações. Lembre-se que FHC foi o iniciador das privatizações neoliberais no Brasil.
Edward Snwoden mencionou que o Brasil é um dos países mais espionados pelo governo Norte Americano, junto com Mexico, Venezuela e Colômbia. Para nos essa informação não é nova, a novidade da informação é a rede mundial de espionagem denunciada pelo ex-agente da CIA. Esperamos que Snwoden não seja mais uma trampa do governo Norte Americano, para incorporar um duplo agente aos governos de América Latina, e que se não eliminam Snwoden antes, ele pode contar tudo o que fez para CIA  nos últimos anos no Brasil e contra dos povos de América Latina.  
ClovisMondragon (coordenador geral)