sexta-feira, 5 de julho de 2013

RADIO SOBRADINHO CUMPLE Y LEE CARTA EN DEFENSA DE CUBA.



A radio Sobradinho de um povo ao interior do Rio Grande do Sol, fez comentários ofensivos ao Comandante Fidel e Raul Castro e a Revolução Cubana, e nossa resposta imediata   na defesa de Cuba e seu Povo, fizemos chegar uma carta amparados em nosso direito de resposta, a qual estamos obrigados como revolucionários a publicar:
Rádio Sobradinho

Programa Fatos e comentários
Ilmo Sr. João Vianei
Gerente

       

 Prezado Senhor,



O motivo desta carta é para fazer valer o direito de resposta aos comentários que seu programa do dia quatro do julho, que você fez contra Cuba e suas instituições. Antes de justificar, quero dizer quem meu nome é Clovis Mondragón, residente no Brasil, sou formado em Direito e moro em esta linda cidade de Sobradinho, além, sou membro do Partido Comunista e internacionalista, sou membro da Coordenadoria Salvadorenha por Cuba e militante também da coordenadoria de solidariedade por Cuba no Brasil, estudei na Universidade da Havana, Cuba, cursos de extensão em criminalística.

Escutei em seu programa, que você falou do comandante Fidel Castro Ruz, e de Raul Castro, fique assombrado como uma pessoa que desconhece a realidade Cubana pode repetir a lição que o Império Americano dá por anos aos governos de America Latina e Brasil, deixe dizer que sou respeitoso com relação às opiniões que se comunicam nos programas de rádio,
 embora, quando essas opiniões ofendem a realidade de um povo digno, é nosso dever sair na defesa de princípios mais que de pessoas.

Cuba, antes da revolução de 1959 liderada por Fidel Castro, era um povo sem esperança, o Império Norte Americano era dono de quase todos os antros de perdição em Cuba, a Tirania de Batistta tinha submergido o povo na mais grande pobreza, só estudavam os filhos dos ricos fazendeiros, prostituição, cassinos, Engenhos de Açúcar  eram controlados pelos Estadunidenses, que  compravam barato y vendiam o mesmo produto caro ao povo,  a repressão do regime , obrigou ao povo a iniciar uma revolução que terminou com o triunfo em janeiro 1959. Como em muitos dos países que foram colônia, em Cuba, a luta pela liberdade passa pela luta da liberação nacional. O movimento que se levanto contra a ditadura de Batista se levanto alem contra a dependência do imperialismo  estadunidense. Fidel declarou a natureza socialista da revolução Cubana em 1961, impedindo outra guerra tão difícil como a guerra que derrotou ao regime de Batista, perguntaram a Fidel como vai fazer para terminar com o crime em Cuba? Ele respondeu “fazendo dos Cubanos um povo com educação” que por certo é o que vocês estão pedindo nas ruas nas ultimas semanas, Fidel Castro para o império é um ditador, para o povo Cubano é um líder que ensinou os caminhos da verdadeira liberação. As pessoas não sabem que Fidel ganhava como presidente de Cuba sessenta reais ao mês.  Em Cuba sempre houve eleições, e o voto é livre, secreto y direto, muito diferente das eleições do Brasil, em muitos lugares no Brasil a gente pobre vende seus votos por um churrasquinho e isso não acontece em Cuba, na revolução não se aceitam cargos públicos pela quantia de dinheiro, a gente participa pelo amor a pátria, Fidel e a revolução são um só.  

Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) é o símbolo dos médicos que lutam pela causa dos pobres, é, e será para o mundo dos lutadores sociais o símbolo máximo dos homens que amam a seu próximo, quando a gente fala dos logros da revolução a gente fala da saúde publica e da educação, que são êxitos emblemáticos do processo revolucionário, tem muitos outros êxitos que não terminaria esta carta para vos contar.

Mais, quero dizer a você porque a medicina Cubana é das melhores do mundo, primeiro quero relatar uma diferença entre a medicina mercantilista dos países capitalistas e a medicina socialista de Cuba, os médicos são formados não pensando em ser ricos, são formados para servir aos mais pobres, trabalham pelo amor ao próximo e não pelo amor ao dinheiro, só para dar um dado da saúde Cubana infantil registra a taxa de mortalidade  mais baixa da America, cinco crianças morrem por cada mil nascidos, Cuba não tem gente morando nas ruas, não tem uma cracolândia como vocês chamam os bairros completos de dependentes químicos.

Cuba é uma sociedade que vive em paz com dignidade, sem violência, com igualdade, com justiça, não é um país rico como o Brasil, mas tenho a certeza que  um futebolista  não ganha mais que um professor,  porque em Cuba os esportistas não ganham, o esporte não é um lucro é patrimônio do povo. Fidel Falou “Somos o único país do mundo com atletas amadores, e não com mercenários”.

Nas ruas do Brasil as pessoas pedem mudanças, em tudo: saúde, educação, casa própria, transporte, política. Diretos que o povo Cubano junto com Fidel e Raul e a revolução, conquistaram já faz cinqüenta e quatro anos  e, os revolucionários do mundo e o povo Cubano defendem com a vida se for preciso.

Para que serve a democracia burguesa, trocar presidente a cada quatro anos, se os governantes entram pobres e após saem imensamente ricos? E os pobres ficam mais pobres, não adianta dizer que um pais é rico em meio de tanta desigualdade social, não adianta dizer que se tem petróleo se o petróleo vai para as mãos dos impérios que o exploram, muitos dirão, porque você não vai para Cuba? Eu sempre respondo: Porque guerreiro não foge a luta, e a luta do Brasil recém começou, e eu quero muito ao povo brasileiro e, desejo ver que alcancem a dignidade que o povo Cubano tem, embora pese ao bloqueio econômico genocida imposto há cinqüenta e dois anos pelo império Norte Americano. ”Hoje milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana.” Fidel Castro.

Obrigado pela oportunidade de falar a verdade sobre o povo Cubano.
!até a vitoria sempre !!!


Clovis Mondragón

Nenhum comentário:

Postar um comentário